O projeto Leitor do Futuro do jornal O IMPARCIAL, em parceria com a Editora e Livraria Paulus e demais parceiros, promoveu uma manhã de conhecimento literário para os alunos da escola comunitária da União de Moradores do Rio Anil. Todas as atividades do evento aconteceram nas dependências do jornal O IMPARCIAL. A primeiras atividade foi a realização de uma roda de “estórias” contadas por Lise Campos. Os sorrisos, as curiosidades e as descobertas tomaram de conta do mundo dos pequenos leitores. A equipe do projeto sabe que as histórias narradas sejam de revistas, jornais, livros ou gibis acabam aguçando a imaginação das crianças. Os alunos receberam de brinde um livro de história doado pela Livraria Paulus.
O Leitor do Futuro transpõe a fronteira das páginas do jornal e transforma uma grande idéia em ação, que apresenta resultados expressivos para todos que participam. Por ser o jornal um meio que desperta a atenção das pessoas por informação com credibilidade, e se adapta a disponibilidade de tempo, entendemos ser o meio mais eficiente para desenvolver esse tipo de projeto. Um investimento social, refletindo o comportamento moderno de uma visão empreendedora, que entende a importância de associar a sua marca a uma lição de cidadania.
O principal objetivo do projeto é estimular o hábito de leitura, contribuindo para a formação de cidadãos mais esclarecidos, atualizados, conscientes e participantes.
histórico do Programa Jornal e Educação
O projeto de jornais dentro da sala de aula surgiu há mais de cem anos na Europa e, desde então, tem se transformado em um poderoso instrumento de aproximação entre o jornal, com seus patrocinadores e a comunidade. Aqui no Brasil, teve início nos anos 80 com o jornal ZERO HORA, do Rio Grande do Sul. Hoje todas as principais empresas jornalísticas já implementaram o projeto ou estão em fase de implementação. No comitê que cuida desse programa de incentivo à leitura, na Associação Nacional de Jornais (ANJ), O Imparcial é 41º.
As empresas jornalísticas investem em tais programas que hoje, mais do que nunca, deve- se unir esforços para erradicar o analfabetismo e estimular a leitura, principalmente porque inúmeras pesquisas apontam o analfabetismo como uma das principais fontes de estabelecimento da miséria nos países pobres.
Seguidores
visita aos Diários Associados-MA
Fonte de informações, a leitura do jornal é uma forma de construir conhecimentos, estabelecer relações. O projeto Leitor do Futuro de O IMPARCIAL mantém um calendário permanente de visitas para conhecimento da produção do jornal. A oportunidade é dada a toda e qualquer instituição que faz uso do jornal em sala de aula e desenvolve trabalhos de leitura. Os alunos acompanham a elaboração do jornal da pauta à impressão. No ano de 2009 somente nas visitas aos Diários Associados-Ma conseguimos alcançar 3.600 alunos (Três mil e seiscentos alunos) das redes municipal, estadual, escolas privadas e comunitárias.Agende a sua visita 98.3212.2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário